Como medidores de pressão analógicos funcionam
Os manômetros analógicos mais simples funcionam da seguinte maneira: a parte principal é um tubo Bourdon, que move a agulha quando a pressão do ar é gerada. Quando conectada à válvula, a pressão do ar atua sobre o tubo de latão, que tende a se dobrar, por isso a outra extremidade do tubo atua sobre a haste, movimentando a seta. Um princípio de operação semelhante se aplica ao medidor de pressão do diafragma.
Um medidor de pressão eletrônico é mais complexo e preciso. Há presença de um sensor digital, cujas leituras são transmitidas para a placa eletrônica e depois para o display.
Dados da Guidelines for Tire inflation Pressure Maintenanc
Redução de custo
Através de dados transmitidos pelos sensores, é possível visualizar informações sobre a temperatura, pressão ou vazamento de ar dos pneus. Tais informações possibilitam o operador obter maior controle sobre o status do pneu, evitando assim, um desgaste prematuro dos mesmos. Esses dados podem alertar se existe alguma avaria no pneu, que indicará se há ou não a, necessidade de pausas para manutenção ou calibragem dos pneus.
Com essas informações, o setor de manutenção das operações, passam a manter os pneus sempre em condições ideais para uso, o que resultará numa maior performance dos veículos e com menos esforço, diminuindo naturalmente o consumo de combustível.
Aumento da segurança
O sistema ajuda a monitorar onde não há visão, nem com ajuda de espelhos, os famosos: “pontos cegos”. O equipamento proporciona maior visibilidade para o operador, o que resulta numa grande diminuição de atropelamentos e acidentes em geral, aumentando a segurança em sua operação
Essas são algumas dicas para entender melhor sobre porque os manômetros analógicos estão prejudicando sua operação. Continue explorando o nosso blog para mais dicas de soluções e inovações de tecnologia.
Publicado por: Equipe técnica K2on