Por que os manômetros analógicos estão prejudicando sua operação?

Como medidores de pressão analógicos funcionam

Os manômetros analógicos mais simples funcionam da seguinte maneira: a parte principal é um tubo Bourdon, que move a agulha quando a pressão do ar é gerada. Quando conectada à válvula, a pressão do ar atua sobre o tubo de latão, que tende a se dobrar, por isso a outra extremidade do tubo atua sobre a haste, movimentando a seta. Um princípio de operação semelhante se aplica ao medidor de pressão do diafragma.

Um medidor de pressão eletrônico é mais complexo e preciso. Há presença de um sensor digital, cujas leituras são transmitidas para a placa eletrônica e depois para o display.

Os manômetros utilizados em oficinas de empresas podem perder sua aferição com o passar do tempo, porque os mesmos sofrem com as avarias geradas por pequenos impactos causados durante o trabalho.  Tais medidores necessitam  serem calibrados constantemente para manterem a precisão, o que acarreta numa maior demanda de tempo e trabalho. Levando isso em consideração, a margem de erro desses equipamentos fica em torno de 10 a 30%, o que resulta em baixa confiabilidade dos operadores e possíveis problemas relacionados á segurança.
Dados da  Guidelines for Tire inflation Pressure Maintenanc

Redução de custo

Através de dados transmitidos pelos sensores, é possível visualizar informações sobre a temperatura, pressão ou vazamento de ar dos pneus. Tais informações possibilitam o operador obter maior controle sobre o status do pneu, evitando assim, um desgaste prematuro dos mesmos. Esses dados podem alertar se existe alguma avaria no pneu, que indicará se há ou não a, necessidade de pausas para manutenção ou calibragem dos pneus.

Com essas informações, o setor de manutenção das operações, passam a manter os pneus sempre em condições ideais para uso, o que resultará numa maior performance dos veículos e com menos esforço, diminuindo naturalmente o consumo de combustível.

Aumento da segurança

O sistema ajuda a monitorar onde não há visão, nem com ajuda de espelhos, os famosos: “pontos cegos”. O equipamento proporciona maior visibilidade para o operador, o que resulta numa grande diminuição de atropelamentos e acidentes em geral, aumentando a segurança em sua operação

O sistema de TPMS é certificado pelo Labmetro (Laboratórios de metrologia), onde são conduzidos testes de aferição  que consta uma precisão superior em relação a aparelhos analógicos, pois a aferição de seus sensores não caem com passar do tempo já que se tratam de sensores eletrônicos, trazendo resultados de maior confiabilidade e prolongando a vida útil dos pneus, reduzindo o consumo excessivo de combustível e reduzindo o risco de acidentes.

Essas são algumas dicas para entender melhor sobre porque os manômetros analógicos estão prejudicando sua operação. Continue explorando o nosso blog para mais dicas de soluções e inovações de tecnologia.

Publicado por: Equipe técnica K2on

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