Empilhadeiras: quais os riscos e como evitar acidentes?

De acordo com a Previdencia Social mais de 37% dos acidentes de trabalho no Brasil ocorrem com operadores de veículos e máquinas. E isso, é claro, inclui todos aqueles envolvidos na operação de empilhadeiras.

Embora essas máquinas sejam extremamente úteis, elas também podem ser perigosas se não forem manuseadas corretamente

Alguns dos riscos associados ao uso de empilhadeiras incluem:

Aqui estão algumas dicas para ajudar a evitar acidentes com empilhadeiras:

  1. Treinamento adequado: todos os operadores de empilhadeiras devem passar por treinamento adequado antes de operar a máquina.
  2. Sistemas de segurança para máquinas pesadas: Equipamentos de segurança e iluminação, como faróis de LED, radar anticolisão, sistemas de monitoramento, entre outros, são muito importantes para máquinas pesadas, pois ajudam a prevenir acidentes e garantir a segurança dos trabalhadores e outras pessoas que estão nas proximidades.
  3. Inspeção regular: as empilhadeiras devem ser inspecionadas regularmente para garantir que estejam em boas condições de funcionamento.
  4. Capacidade de carga: o operador deve conhecer a capacidade de carga da empilhadeira e garantir que não exceda o limite.
  5. Velocidade segura: a empilhadeira deve ser operada em uma velocidade segura e adequada às condições do local de trabalho.
  6. Sinalização: as áreas onde as empilhadeiras estão em operação devem ser claramente sinalizadas para alertar os funcionários e visitantes sobre a presença das máquinas.
  7. Cuidado ao manobrar: a empilhadeira deve ser manobrada com cuidado para evitar colisões e garantir a segurança de outras pessoas e objetos ao redor.

Publicado por: Equipe técnica K2on

Melhores posts

Inscreva-se em nosso blog

Acesse em primeira mão nossos principais posts diretamente em seu email