6 Motivos para ter um sistema de monitoramento de pressão de pneus TPMS em sua operação
No último Blog explicamos sobre os alertas do sistema de monitoramento TPMS e suas possíveis causas. Depois de entender sobre as advertências do TPMS, vemos que é importante destacarmos os motivos pelos quais implementar a solução TPMS trará benefícios à sua operação pesada.
1- Diminuição de acidentes
Contando com alertas em tempo real, o sistema de monitoramento de pressão de pneus é um grande aliado na segurança do operador. Esses alertas incluem informações sobre a pressão dos pneus, temperatura ou vazamento dos pneus. Tais advertências são essenciais para a prevenção de acidentes nas operações pesadas, acidentes esses muitas vezes causados pela falta de conhecimento dos operadores e/ou central de manutenção sobre o estado dos pneus, que necessitam de constante monitoramento. Para suprir a necessidade de acompanhar a condição dos pneus regularmente, o TPMS surge como uma opção mais adequada e precisa do que os métodos tradicionais, como por exemplo a calibragem manual.
2- Redução de custos com combustível
Um estudo da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) revelou que a cada 1% de redução na pressão dos pneus, há uma queda de 0,3% no gasto de combustível. Por exemplo, em um veículo de pequeno porte, trafegando a 40 km/h, cujos pneus devem ser calibrados a 32 PSI, se o motorista ignorar a pressão dos pneus por um mês, os pneus naturalmente perdem 1 PSI a 2 PSI por mês (mesmo sem ser utilizado) a queda de pressão resultante poderia aumentar a economia de combustível para 37,1 Km/l, em média.
Outro fator influenciador é a temperatura, que em um mesmo dia pode oscilar em torno de 3ºC, que se traduz em uma inflação ou sub inflação de cerca de 5 PSI. Além do impacto da economia de combustível em climas mais quentes, a resistência extra ao rolamento reduzirá o gasto de combustível para 32 km/l. Com o TPMS, o processo de monitorar mudanças de pressão e temperatura do pneu é simplificado, assim como a economia de combustível, resultante de uma boa manutenção dos pneus a longo prazo.
3-Redução tempo de manutenção
Com dados sobre os pneus e alertas em tempo real, o tempo de manutenção é consideravelmente reduzido em operações pesadas. A central de manutenção pode também coletar dados periodicamente sobre os pneus, conseguindo compreender estatísticas sobre o uso dos pneus, reparos e danos de acordo com mudanças climáticas, de operadores e carga de trabalho, possibilitando assim a criação de um plano de manutenção preventiva de máquinas e veículos pesados.
4- Redução de perdas com pneus
As informações em tempo real, exibidas pelo TPMS, possibilitam ao operador obter maior controle sobre a condição dos pneus, evitando assim, um desgaste prematuro dos mesmos. Esses dados podem alertar se existe alguma avaria no pneu, que indicará se há ou não a necessidade de pausas para manutenção ou calibragem dos pneus.
Com essas informações, o setor de manutenção das operações passa a manter os pneus sempre em condições ideais para uso, o que resultará numa maior performance e durabilidade dos veículos.
5- Gastos com manutenção
Quando nos deparamos com adversidades relacionadas aos pneus, vemos que nem sempre a causa está relacionada diretamente com o pneu. Usando como exemplo a alta temperatura de pneus, as causas podem ser:
- Falhas no sistema de freio;
- Pressão muito alta ou baixa;
- Carga muito pesada;
- Ou até mesmo rolamento de roda danificado.
Percebemos então que o sistema de monitoramento de pneus, auxilia a identificar problemas muitas vezes ignorados na manutenção de rotina, ajudando na prevenção de maiores danos às máquinas e veículos pesados, diminuindo assim os custos com manutenção e perda de pneus.
6- Aumento de produtividade
Em média, em uma operação pesada, o processo de calibragem manual demora cerca de 45 minutos, processo esse que consome tempo, mão de obra e naturalmente acarreta na diminuição da produtividade. Com o sistema de monitoramento TPMS, a calibragem dos pneus pode ser verificada em tempo real, sem paradas desnecessárias e demoradas na central de manutenção. Com a segurança que os pneus estão com a calibragem adequada, o operador pode continuar a trabalhar, porém sempre atento aos possíveis alertas do TPMS.
Essas são algumas dicas para entender melhor sobre os benefícios em ter o sistema TPMS K2on em sua operação. Continue explorando o nosso blog para mais dicas de soluções e inovações de tecnologia.
Publicado por: Equipe técnica K2on