Quantas vezes no trânsito você já passou por um veículo em que o farol te ofuscava e ele não estava no modo alto? Muitas pessoas acreditam que a causa seja alta intensidade luminosa das lâmpadas. Porém, a causa real do problema é a ausência de fotometria dos faróis.
Já fizemos um material sobre linha de corte, onde explicamos o que é e como o tipo de farol pode influenciá-la e ele será muito útil para melhor entendimento de como melhorar a fotometria do seu veículo.
Separamos então, quatro tópicos a serem abordados: faróis limpos, instaladores, qualidade da lâmpada e faróis alto e baixo. Todos eles têm influência direta com melhor fotometria dos seus faróis.
Farol Limpo
O farol do veículo, seja projetor ou refletor, deve ser o primeiro item a ser prestado atenção, afinal, seu estado pode dificultar a passagem de luz e até mesmo o funcionamento da lâmpada.
Faróis com vedação ruim devem ser levados a algum especialista. A infiltração de água e partículas sólidas como poeira e pedras pode dificultar a passagem de luz e também danificar a lâmpada. O acúmulo de sujeira pode acabar infiltrando componentes internos e eletrônicos do veículo, comprometendo o funcionamento da lâmpada.
Instalador
Quando você quer instalar qualquer acessório do seu veículo você deve buscar profissionais que entendem do produto, sua aplicação e até mesmo como deve ser a instalação com o mínimo ou nenhuma modificação na estrutura original do carro.
A iluminação automotiva exige algumas vezes que o instalador realmente entenda o que está fazendo. A instalação com o mínimo de erro na posição da lâmpada pode resultar em má qualidade na projeção da luz, comprometendo todo o farol. Por isso, busque por profissionais que você já conheça ou nos consulte para podermos indicar as melhores opções.
Qualidade da lâmpada
Como já citamos em diversos materiais, a escolha da lâmpada é essencial para ter bons resultados. Hoje no mercado brasileiro, sabemos da existência de diversas marcas e que algumas delas não oferecem a qualidade que deveriam.
Os projetos das lâmpadas devem ser pensados de acordo com seu mercado. Procure por marcas que possam te oferecer lâmpadas para faróis projetores e refletores e que se preocupem em melhorar progressivamente o projeto de seus produtos.
Usar alto e baixo
O ofuscamento pode ser ocasionado devido aos motoristas que não sabem usar corretamente as funções baixo e alto dos faróis. O farol baixo pode ser usado tanto durante o dia, quanto à noite, em quaisquer vias. Já o farol alto deve ser usado somente em vias que não contam com iluminação pública, porém deve-se retornar ao farol baixo quando há veículos transitando na mão contrária ou a frente.
Essa são algumas dicas para melhorar a fotometria do seu farol, continue explorando o nosso blog, para mais dicas de segurança e manutenção do seu veículo.
Publicado por: Equipe técnica K2on