Nesse material, iremos usar o termo “temperatura de cor”, caso você não saiba o que é isso, leia “Mas afinal, você sabe o que é temperatura de cor?”.
Já falamos que a temperatura influencia diretamente na tonalidade de cor, porém não falamos sobre como elas influenciam particularmente em nossas vidas, e é exatamente esse o assunto que abordaremos.
A luz está presente todos os dias, em nossas vidas, seja a luz natural do Sol ou da Lua, a luz do carro, etc. Porém você sabia que para cada ambiente e situação, ela pode influenciar no seu metabolismo e comportamento?
Vamos usar como exemplo a nossa casa. Você já teve que ir comprar lâmpada em alguma loja e o vendedor perguntou para que parte da casa era? As lâmpadas com temperatura de cor média de 3.000k (amarelada) trazem um aspecto de calor, resultando em ambientes aconchegantes e relaxantes, por isso acabam sendo utilizadas em salas de estar e em quartos. Porém lâmpadas com temperaturas mais elevadas, com média de 4.000k (mais esbranquiçadas) buscam o resultado oposto: de atenção, por isso, são mais utilizadas em ambientes como cozinha, lavanderia ou banheiro.
Note também no seu ambiente de trabalho, normalmente as luzes são brancas, para despertar e deixar os trabalhadores mais atentos, buscando mais produtividade.
No trânsito conseguimos observar diversas tonalidades de cor, amarelo, branco, azul, roxo, e até mesmo rosa; e elas se dão pela sua tecnologia, sejam elas lâmpadas halógenas, LED ou Xenon.
Mas o que essas cores indicam? A luz amarela é comumente utilizada no farol de neblina, porque com intensidade menor, acredita-se que a luz se “espalha” em regiões mais próximas ao veículo, o que facilita a visão do motorista em situações mais críticas, como de chuva e neblina na estrada.
A cor amarelada é emitida por faróis halógenos, que ainda vem original de fábrica em muitos modelos de carro no Brasil.
Outras cores, que notam-se cada vez mais presentes no trânsito são faróis azuis e brancos. Eles podem ser tanto Xenon, quanto LED. Novos modelos de carros, possuem LED original de fábrica, principalmente nos carros de luxo.
A vantagem de tais faróis, e principalmente o LED, é a questão da intensidade luminosa, que é superior às das lâmpadas halógenas, proporcionando maior visibilidade para o motorista e consequentemente mais segurança. As soluções LED e Xenon são utilizadas mais comumente nos faróis principais e de milha.
Gostou de saber como a luz influencia o nosso dia a dia? Continue explorando o nosso blog para mais dicas de segurança e iluminação.
Publicado por: Equipe técnica K2on
CONECTE-SE CONOSCO!
Tem interesse em mais soluções de inovação e tecnologia?
Encontre-nos nas principais redes sociais: